fbpx
Pedir Orçamento
Menu

Tudo o que deve saber antes de pedir orçamentos para obras

Necessita de pedir orçamentos para obras? Antes de contactar as empresas, saiba que informações e documentos deve reunir.

Pedir um orçamento para obras não é tão fácil e direto como… “só pedir”. Este deve ser o primeiro ponto a ter em atenção para não ter surpresas com os valores apresentados num primeiro orçamento e no orçamento final. Um dos desafios comuns que as empresas de construção enfrentam são os pedidos de orçamentos para obras com muita pouca informação para trabalhar. Coisas como o tipo do projeto, caderno de encargos e outros elementos são importantes para que possa receber um orçamento para obras preciso. Quando existe pouca informação, o máximo que uma empresa profissional pode fazer é apresentar uma estimativa de custo. No entanto, esta é uma estimativa pouco precisa, uma vez que não leva em conta muitos detalhes, como por exemplo, o tipo de acabamentos.

Atente a estas 6 dicas para ter um orçamento para obras o mais exato possível

#1 Quanto mais informação detalhada, melhor

É normal que mesmo antes de avançar com alguma coisa, queira saber quanto é que a obra lhe possa custar. Mas como já referimos, sem informação, não terá um orçamento para obras específico.

Assim, antes de pedir o orçamento, responda a questões como:

  1. Que tipo de obra preciso? Construção nova, remodelação, ampliação, isolamento? 
  2. Qual é a área da obra? 
  3. No caso de uma obra nova, já tem um projeto de construção? 
  4. São necessárias licenças? Se são, já as tem ou ainda é preciso tratar? 
  5. Já tem um caderno de encargos? 
  6. No caso de uma remodelação, o que será remodelado? Interior, exterior ou ambos? A casa tem mais do que um piso?
  7. No caso de querer só isolar a casa, sabe já qual o melhor tipo de isolamento para o seu tipo de habitação? 
  8. Tem preferência por alguns acabamentos específicos? Como gostaria que fossem os pavimentos, por exemplo? 
#2 Dê o valor do teto máximo que pode gastar com a obra

A Carul, por exemplo, tem sempre o objetivo de ser transparente e apresentar o trabalho com máximo rigor. Para que o possamos fazer, é preciso que saibamos da parte do cliente o valor máximo que ele pode despender na obra. 

Porque caso não o tenhamos, apresentar um trabalho à medida do cliente fica difícil. E isto pode ficar aquém das expectativas, principalmente se o cliente receber um orçamento para obras acima daquilo que pode gastar. 

Saiba quanto pode investir antes de pedir o orçamento para obras e informe esse valor ao empreiteiro. Isto também é um excelente ponto de partida para que, se necessário, possa fazer simulações de crédito com o banco. 

#3 Visite lojas de bricolage e construção

Isto é importante para conhecer os preços dos produtos e acabamentos que podem ser aplicados na sua obra. É um ponto de vantagem a seu favor na altura de analisar o orçamento para obras que lhe é apresentado.

#4 Peça pelo menos 3 orçamentos

Agora que já tem a informação bem detalhada e que até estudou os materiais, é hora de pedir o seu orçamento para obras. O ideal é ter pelo menos 3 orçamentos de empresas diferentes, para que depois os possa comparar.

Pode pedir o seu orçamento para obras à Carul aqui.

#5 Saiba o que deve constar no orçamento recebido
a. data b.nome e morada da empresa c. nome do cliente e morada da obra d. discriminação detalhada dos serviços e produtos, em quantidade e preço e. para cada serviço e produto, apresentar o preço unitário e a unidade de referência para cálculo (por exemplo, preço mão de obra é X à hora, preço do pavimento é X por m2) f. despesas de deslocação (se houver) g. preço total h. preço com e sem IVA i. período de validade do orçamento j. indicação se o orçamento é gratuito ou não k. outras menções escritas pelo profissional e acordadas com o cliente
#6 Selecione construtoras em que possa confiar

Não se atire às cegas e escolha a primeira construtora que lhe apresentar um orçamento para obras. Nem mesmo a que lhe apresentar o orçamento mais barato.
Mais uma vez, estude e pesquise tudo o que possa encontrar sobre os trabalhos das construtoras que está a consultar. O Homify é uma das ferramentas que pode utilizar. Fale também com os seus amigos e familiares, veja obras no local já realizadas pelas empresas em questão.

Por exemplo, pode ver alguns dos trabalhos da Carul no nosso portfólio aqui.

Desde 1968, a Carul assenta a sua filosofia na qualidade de construção, experiência em coordenação de projetos e eficiência na gestão de custos.

Saiba mais sobre a nossa empresa aqui.

Publicado em DicasPartilha

Escreva e carregue Enter para procurar

Carrinho de compras
PT
PT EN