fbpx
Pedir Orçamento
Menu
Construção em Light Steel Framing

Quais são os principais métodos de construção em Light Steel Framing?

Light Steel Framing é um sistema de construção rápido e mais sustentável, recorrendo a peças em aço leve. A CARUL diferencia-se pela utilização desta técnica – descubra quais os métodos de construção existentes no mercado.

A construção em aço leve, ou Light Steel Framing, está a crescer em Portugal. A CARUL é uma das construtoras que dispõe este serviço aos seus clientes.

De forma comum, o Light Steel Framing é visto como uma construção modular, devido à sua montagem rápida. No entanto, isso não é 100% correto.
Para saber mais sobre o Light Steel Framing, o que é e quais as suas vantagens, clique aqui.

Agora iremos analisar os 4 tipos principais de construções em aço leve, que diferem na tipologia da montagem. E só um desses tipos é que se pode dizer que é, verdadeiramente, uma construção modular.

Estes são os 4 tipos de montagem de uma construção em aço leve (Light Steel Framing).
#1 Método Stick

Através deste método, os painéis são confecionados no canteiro de obras e montados imediatamente no local respetivo. Não é necessário que haja uma pré-fabricação do sistema.

Quais são as vantagens deste método de construção em Light Steel Framing? O transporte das peças e a execução das ligações é mais fácil e adaptável a qualquer circunstância que possa surgir.

E as desvantagens? Para que se adote este método stick, é preciso que o canteiro de obras seja bastante amplo. Todas as ferramentas e máquinas serão montadas no local para proceder ao corte dos perfis.

#2 Método por painéis

Ao contrário do método stick, o método por painéis tem estas estruturas a serem feitas fora do canteiro de obras. Os painéis, lajes, etc. são pré-fabricados num processo industrializado e entregues no local de obra, aquando o momento da sua aplicação.

Contudo, apesar dos painéis serem fabricados fora do canteiro de obras, é recomendado que haja alguma ferramenta no canteiro para a realização de pequenos ajustes que possam surgir.

Quais as vantagens do método por painéis? Este método de Light Steel Framing diminui o tempo de execução da construção, tem um controlo de qualidade mais rigoroso e é mais preciso na execução do sistema construtivo como um todo.

Implementação Sistema ETICS em Construção LSF
#3 Construção modular

Chegamos à construção modular, que é o método que mais se aproxima ao conceito “chave na mão”.

No método anterior, apenas os painéis vinham de uma fábrica, com os acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas a serem feitas no local da obra. Na construção modular, a estrutura já chega completa ao canteiro de obras, com todos os acabamentos internos executados: sistema elétrico, hidráulico, loiças, etc.

A grande vantagem deste método é o tempo de execução da obra. Com toda a estrutura completa a chegar ao local de construção, “basta” aplicá-la. Por outro lado, este tipo de construção obriga a um planeamento e controlo extremamente rigoroso, uma vez que haverá menos margem para ajustes.

#4 Platform Framing e Balloon Framing

No método Platform Framing, a estrutura é montada piso a piso, com o piso inferior a servir de base ao piso logo acima. Cada piso tem a sua própria estrutura. Daí o nome “construção em plataformas”.

Já no método Balloon Framing, vigas percorrem o edifício de cima a baixo, desde a base ao teto, por todos os andares. É um método mais tradicional quando comparado com o Platform Framing e tem a sua origem nas construções em madeira.

Quer ver um projeto em construção de Light Steel Framing?

Clique aqui.

Escreva e carregue Enter para procurar

Carrinho de compras
PT