fbpx
Pedir Orçamento
Menu
Lã mineral para isolamento

Impermeabilização: o que é e porque tem tanta importância?

Para além de proteger as divisões de um imóvel, a impermeabilização permite aumentar a eficiência que e reduzir os custos. Descubra os seus benefícios.

A humidade e infiltrações de água são um dos problemas mais comuns em construções mais antigas. Estas ocorrências danificam lentamente as paredes, os pavimentos e a pintura, para além de diminuírem consideravelmente o conforto de habitação.

Existem diferentes materiais e técnicas para melhorar a impermeabilização de uma habitação. A divisão da casa, o grau do problema e outras condicionantes têm de ser analisadas para saber como atuar e melhorar a impermeabilização.

Neste artigo, a Carul relembra-lhe o porquê da importância de uma boa impermeabilização e o processo geral seguido para corrigir qualquer problema.

Estes 7 problemas de uma má impermeabilização revelam a sua importância

1# Degradação do betão e argamassa;

2# Corrosão de armaduras, eflorescências;

3# Bolhas e degradação da pintura;

4# Curtos-circuitos;

5# Criação de bolores e fungos prejudiciais para a saúde;

6# Mais despesas com a manutenção da casa;

7# Mau aspeto e consequente desvalorização do imóvel;

canalização Casa de Banho
Agora, passo a passo, mostrámos-lhe os processos para melhorar a impermeabilização de uma habitação.
#1 Fazer o diagnóstico da casa

Para melhorar a impermeabilização da habitação, precisamos primeiro de perceber em que área da casa surgiram os primeiros problemas. Foi na cave, no rés-do-chão, nos pisos, na casa de banho?

Em que parte da parede se encontra o problema? Junte ao teto, a meio, no chão? Houve algum evento que levou ao surgimento do problema, como por exemplo, uma tempestade, trabalhos de canalização ou uma inundação?

Existe algum tipo de isolamento térmico? Já agora, sabia que um bom isolamento térmico ajuda a impermeabilizar a casa? Ele ajuda a diminuir a condensação dentro de casa e é muito eficiente na redução do aparecimento de humidade e bolor no interior da habitação.

#2 Identificar a causa externa do problema

Uma má impermeabilização pode ser agravada por infiltrações em fraturas ou materiais porosos, pela condensação (vapor de água), por fugas acidentais nos canos ou inundações. Até ascensões da água do solo para paredes porosas podem acontecer.

Em alguns destes casos, uma das formas mais seguras e eficazes de resolver o problema de impermeabilização da casa é através da sua remodelação.

lã mineral para isolamento
#3 Projetar a solução e implantá-la

Após identificar todas as condicionantes que levaram ao problema, é projetada uma solução de acordo.

Cada área da habitação tem uma solução de impermeabilização diferente. Imaginemos que o problema de impermeabilização está no telhado, onde surgem fissuras nas telhas. Em vez de as substituir pode optar por fazer uma selagem pontual com uma membrana autoadesiva, resolvendo o problema de forma eficaz e discreta. Para ficar com uma impermeabilização de topo no telhado aconselha-se ainda a aplicação de um repelente de água, que tanto protege a casa como previne o aparecimento de musgo e verdete.

Num cenário grave, onde se notam sinais por toda a casa de má impermeabilização, estando já degradada, será necessária a remodelação da habitação. Só assim a casa fica bem isolada, bem impermeabilizada e volta a ter um novo ar.

Este projeto de construção da Carul fez isso mesmo: dar um novo ar a uma casa. Descubra-o aqui.

Escreva e carregue Enter para procurar

Carrinho de compras
PT
EN PT