Gestão de projetos de construção civil: como torná-la mais eficaz
Para uma gestão de projeto adequada na área de construção, é necessário recorrer a ferramentas internas que melhorem a comunicação e organização entre as equipas. Saiba quais:
Um projeto de construção envolve várias etapas e profissionais diferentes. Desde o estudo do local, passando pelos materiais e recursos humanos necessários, até à construção em si. Manter a comunicação focada e garantir que todos saibam o que fazer, quando fazer e como fazer é extremamente importante.
Nos dias de hoje, a gestão de projetos de construção civil é facilitada pelas ferramentas tecnológicas e digitais que existem no mercado. É partilhando um pouco da nossa experiência como construtora, que a Carul traz algumas das ferramentas que utiliza para fazer a gestão de projetos de construção civil.
É normal que uma empresa de construção civil tenha bastantes projetos ao mesmo tempo e em zonas diferentes. Por isso, é importante agilizar e facilitar processos, minimizando deslocações e garantindo que todos continuam em comunicação. É aqui que entra um escritório virtual.
Na Carul utilizamos o Microsoft Teams para fazer a gestão de projetos de construção civil. Nesta plataforma conseguimos marcar reuniões, realizar videoconferências, conversar via chat em tempo real, partilhar documentos e tê-los sempre à mão para aceder em qualquer momento.
Como verá através dos pontos seguintes, o Microsoft Teams é uma ferramenta completa que permite aglomerar e trabalhar com todas as aplicações que iremos referir abaixo. Outra vantagem particularmente interessante desta ferramenta, é a edição e colaboração em tempo real de documentos Word, PowerPoint ou Excel. Imagine que está a preparar uma apresentação para um cliente: pode perfeitamente fazê-lo em equipa com cada um em sua casa, mas acedendo todos ao mesmo PowerPoint.
O Sharepoint também é uma ferramenta da Microsoft e que se integra facilmente no Microsoft Teams. A sua grande vantagem na gestão de projetos de construção civil é a sua função de intranet, ou seja, permite que tenha toda a documentação e informação necessária online em qualquer lado. Pode, por exemplo, criar uma secção dedicada às despesas de uma obra específica e carregar lá todas as faturas dessa obra.
É importante que toda a equipa, principalmente os responsáveis de cada departamento, tenham acesso a um calendário comum sobre os prazos de cada tarefa. Isto ajuda a garantir que todos saibam o que têm de fazer, quanto têm de fazer e quais as tarefas que são dependentes de outras tarefas.
É aqui que entra o Microsoft Planner na gestão de projetos de construção civil. Esta ferramenta ajuda a criar ordem no trabalho de equipa, criando novos planos, organizando e atribuindo tarefas. Também permite a partilha de arquivos, comentar e dar feedback sobre o trabalho que está a ser feito, enviando notificações sempre que há alguma atualização.

Qualquer empresa, independentemente do setor, deve utilizar um serviço de nuvem, pelo menos para que tenha um backup seguro de todos os projetos e documentação mais importante.
Na Carul utilizamos o Onedrive uma vez que, mais uma vez, se integra facilmente com o Microsoft Teams.
Para além de servir como backup, o Onedrive também é útil para partilhar arquivos que são muito pesados para as plataformas acima mencionadas, uma vez que o seu limite de espaço é proporcional àquele que compra. No seu plano mais básico, terá sempre 1 terabyte de armazenamento em nuvem disponível.
Para além da gestão de projetos de construção civil: a tecnologia está a revolucionar o nosso ramo
Já ouviu falar de automação residencial? A entrar aos poucos no mercado, quer mundialmente, quer em Portugal, esta funcionalidade Smart Home está a revolucionar o conforto das habitações. Saiba mais sobre o assunto aqui.