fbpx
Pedir Orçamento
Menu

Gestão de projetos de construção civil: como torná-la mais eficaz

Para uma gestão de projeto adequada na área de construção, é necessário recorrer a ferramentas internas que melhorem a comunicação e organização entre as equipas. Saiba quais:

Um projeto de construção envolve várias etapas e profissionais diferentes. Desde o estudo do local, passando pelos materiais e recursos humanos necessários, até à construção em si. Manter a comunicação focada e garantir que todos saibam o que fazer, quando fazer e como fazer é extremamente importante.

Nos dias de hoje, a gestão de projetos de construção civil é facilitada pelas ferramentas tecnológicas e digitais que existem no mercado. É partilhando um pouco da nossa experiência como construtora, que a Carul traz algumas das ferramentas que utiliza para fazer a gestão de projetos de construção civil.

Estas são as nossas 4 ferramentas para a gestão de projetos de construção civil
#1 Microsoft Teams – Um escritório virtual

É normal que uma empresa de construção civil tenha bastantes projetos ao mesmo tempo e em zonas diferentes. Por isso, é importante agilizar e facilitar processos, minimizando deslocações e garantindo que todos continuam em comunicação. É aqui que entra um escritório virtual.

Na Carul utilizamos o Microsoft Teams para fazer a gestão de projetos de construção civil. Nesta plataforma conseguimos marcar reuniões, realizar videoconferências, conversar via chat em tempo real, partilhar documentos e tê-los sempre à mão para aceder em qualquer momento.

Como verá através dos pontos seguintes, o Microsoft Teams é uma ferramenta completa que permite aglomerar e trabalhar com todas as aplicações que iremos referir abaixo. Outra vantagem particularmente interessante desta ferramenta, é a edição e colaboração em tempo real de documentos Word, PowerPoint ou Excel. Imagine que está a preparar uma apresentação para um cliente: pode perfeitamente fazê-lo em equipa com cada um em sua casa, mas acedendo todos ao mesmo PowerPoint.

#2 Sharepoint – Intranet em qualquer lado

O Sharepoint também é uma ferramenta da Microsoft e que se integra facilmente no Microsoft Teams. A sua grande vantagem na gestão de projetos de construção civil é a sua função de intranet, ou seja, permite que tenha toda a documentação e informação necessária online em qualquer lado. Pode, por exemplo, criar uma secção dedicada às despesas de uma obra específica e carregar lá todas as faturas dessa obra.

#3 Microsoft Planner – Checklist com calendarização online

É importante que toda a equipa, principalmente os responsáveis de cada departamento, tenham acesso a um calendário comum sobre os prazos de cada tarefa. Isto ajuda a garantir que todos saibam o que têm de fazer, quanto têm de fazer e quais as tarefas que são dependentes de outras tarefas.

É aqui que entra o Microsoft Planner na gestão de projetos de construção civil. Esta ferramenta ajuda a criar ordem no trabalho de equipa, criando novos planos, organizando e atribuindo tarefas. Também permite a partilha de arquivos, comentar e dar feedback sobre o trabalho que está a ser feito, enviando notificações sempre que há alguma atualização.

#4 Onedrive – Serviço de nuvem

Qualquer empresa, independentemente do setor, deve utilizar um serviço de nuvem, pelo menos para que tenha um backup seguro de todos os projetos e documentação mais importante.

Na Carul utilizamos o Onedrive uma vez que, mais uma vez, se integra facilmente com o Microsoft Teams.

Para além de servir como backup, o Onedrive também é útil para partilhar arquivos que são muito pesados para as plataformas acima mencionadas, uma vez que o seu limite de espaço é proporcional àquele que compra. No seu plano mais básico, terá sempre 1 terabyte de armazenamento em nuvem disponível.

Para além da gestão de projetos de construção civil: a tecnologia está a revolucionar o nosso ramo

Já ouviu falar de automação residencial? A entrar aos poucos no mercado, quer mundialmente, quer em Portugal, esta funcionalidade Smart Home está a revolucionar o conforto das habitações. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Publicado em CarulPartilha

Escreva e carregue Enter para procurar

Carrinho de compras
PT
EN PT