fbpx
Request Budget
Menu
Moradia com Construção Light Steel Frame

Construção Light Steel Framing (LSF): o que é e quais as suas vantagens?

Looking for the best construction method for your home? Get to know the LSF System and its benefits.

Sem tijolos e com pouco betão, a construção em LSF ou Light Steel Framing ainda não é algo muito comum nas construções residenciais em Portugal. Parte desta razão deverá vir mesmo dos materiais diferentes utilizados: estamos a falar de uma construção em aço leve, onde toda a estrutura da casa é feita neste material. O betão, como mencionado no início, é utilizado apenas na base da casa.

Pelos tempos de construção mais curtos, pela ausência de materiais convencionais e pela arquitetura mais alternativa, as construções em aço leve podem ser confundidas com as pré-fabricadas. Mas é aqui que temos de começar a separar conceitos: uma construção em aço leve não é um pré-fabricado e rivaliza diretamente com as construções mais convencionais.

Optar por uma construção em Aço Leve é escolher um tipo de construção que traz mais conforto e segurança para os habitantes de uma casa. Vamos perceber o porquê disto. 

Descubra as grandes vantagens da construção Light Steel Framing, quando comparado com as construções mais convencionais:

#1 Estabilidade e solidez da estrutura 

A moldura formada pela estrutura em aço leve e os materiais utilizados nas paredes como placas OSB e placas de gesso cartonado, entre outros formam uma malha de ligação extremamente resistente. E isto faz com que a construção em aço leve seja mais resistente à atividade sísmica do que a construção convencional. 

#2 Tempo de Construção

Não é chegar e aparafusar, mas uma construção em aço leve toma em média apenas ⅓ do tempo de uma construção convencional em cimento e tijolo. 

#3 Melhor isolamento térmico e acústico

A estrutura em aço leve destas casas é isolada do exterior por placas de poliestireno, OSB (ou outras) que são depois reforçadas com vários centímetros de lã mineral e gesso cartonado. A combinação destes materiais confere uma proteção térmica extremamente eficiente e que melhora ao longo dos anos. 

É também a espessura destes materiais e os seus constituintes que lhe conferem a qualidade em isolamento térmico.

#4 Maior liberdade criativa

Produzidos a partir de chapas de aço com uma espessura reduzida, os perfis em aço leve dão aso à criatividade dos arquitetos, uma vez que permitem combinações estruturais mais arrojadas. 

#5 É um estilo de construção mais sustentável

Menor produção de entulho, menor necessidade de transporte e um tempo de construção mais rápido, usando menos recursos humanos e naturais, faz da construção LSF uma das mais “verdes”. Para além disso, a sua eficiência térmica e a possibilidade de reciclar maior parte dos materiais usados, trá-la também a um patamar mais ecológico. 

#6 Ótimo para reabilitação em centros históricos

Em centros históricos movimentados e com zonas de acesso limitado, a aplicação das técnicas de construção em aço leve traz muitas vantagens. O transporte e elevação do material é mais fácil, a reabilitação é mais rápida, produz-se muito menos entulho e, acima de tudo, reforça a segurança e o conforto da estrutura. Isto, claro, mantendo e renovando quando necessário a fachada exterior de um edifício histórico.

Veja aqui uma construção em Aço Leve realizada pela Carul e inspire-se para o seu próximo projeto!

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
EN
PT EN