fbpx
Pedir Orçamento
Menu
Berbequim paredes

Como furar paredes: um guia completo e essencial

Furar paredes pode parecer uma tarefa simples, no entanto existem pormenores a ter em conta para que a tarefa seja bem cumprida. Saiba quais:

Instalar a nova televisão na parede, pendurar um quadro novo ou fixar a nova estante. Precisa de mais razões para saber como furar paredes? Ainda lhe damos mais duas: fazê-lo é relativamente fácil e assim poupa dinheiro com a contratação de um profissional.

Mas antes de saber como furar paredes, primeiro a sua segurança: a utilização de óculos e máscara de proteção, bem como luvas é aconselhável. Se é sensível ao ruído, equacione também uns auriculares. E, certifique-se que antes de começar tem todo o material necessário: berbequim, broca, parafusos e respetivas buchas. Uma chave de fendas também é sempre conveniente.

Este guia mostra-lhe passo a passo como furar as paredes com eficácia e segurança.
#1 Utilize a broca indicada para o tipo de parede
Madeira, cimento, cerâmica ou outro tipo de material. Para cada um deve utilizar uma broca específica. Só assim consegue furar a parede com eficácia, sem causar danos e sem colocar a sua segurança em perigo.
#2 Saiba onde pode ou não pode furar as paredes

A pior coisa que pode acontecer quando fura uma parede é danificar a tubagem da casa ou as instalações elétricas. Para sabermos como furar paredes, temos de primeiro saber identificar onde estão estas tubagens.

Se na parede que irá furar existem torneiras, interruptores ou tomadas, imagine uma cruz, com linhas horizontal e vertical a saírem do centro dessa peça. Não deverá furar as paredes no decorrer dessas linhas ou perto delas. Se existem dois pontos de água na parede, evite também furar entre eles.

#3 Defina a profundidade do furo

Para definir a profundidade do furo, primeiro precisa de saber qual a espessura da parede. Normalmente, isto é percetível a olho e fácil de medir com uma fita métrica. Pode, por exemplo, medir a espessura de uma parede interior pela espessura dela na porta de entrada dessa divisão.

Aconselhamos a que, no máximo, o furo que vá fazer tenha metade do tamanho da espessura da parede. As ferramentas para furar paredes têm normalmente um medidor de profundidade que o ajudarão a definir a profundidade do furo.

Parede branca
#4 Marque o local do furo
Preferencialmente, faça-o com um nível, de forma a garantir que tem um enquadramento perfeito. Quando a bolha de ar do nível estiver centrada, marque com um lápis o local de furo na parede.
#5 Berbequim a 90º graus para furar em ângulo reto

Coloque o berbequim neste ângulo, sem inclinações, para que o furo seja feito em ângulo reto. Caso contrário, poderá vir a ter problemas com a estrutura aplicada posteriormente.

Antes de realizar o furo, considere colocar um papel dobrado com fita cola logo abaixo do local de furo, de forma a recolher toda a sujidade e poeira resultante.

#6 Não faça demasiado esforço com o berbequim
Só se irá cansar e até pode danificar mais facilmente a parede. Não pressione em demasia o berbequim. Fure com calma, mantendo o ângulo de 90º e o berbequim fará o trabalho por si.

Quer descobrir quais as ferramentas essenciais em qualquer obra?

Esta lista é para si.

Publicado em DIYPartilha

Escreva e carregue Enter para procurar

Carrinho de compras
PT
PT EN