fbpx
Pedir Orçamento
Menu
Pintar a casa_6 manutenções que pode fazer sozinho em casa

6 manutenções que pode fazer sozinho em casa

Aproveite o tempo que tem para estar em casa, para realizar manutenções úteis no seu lar.

Pronto para soltar o canalizador, carpinteiro ou o handyman que há em si? O tempo livre em casa é a desculpa certa para fazer as manutenções necessárias e recuperar a sensação de frescura do seu lar.

Os reparos mais frequentes que poderá ter de realizar em sua casa têm normalmente uma solução fácil. E, por isso, ainda se torna mais importante aprender a fazer estas manutenções. Tanto ajudá-lo-ão a poupar dinheiro, como a manter a casa em bom-estado.

Mesmo que comece do zero, sem qualquer conhecimento, conseguirá fazer estas 6 manutenções essenciais à sua casa.
Torneira cozinha manutenções em casa
#1 Fugas de água na cozinha ou casa-de-banho

Um dos problemas mais comuns em todas as casas são as fugas de água. O primeiro passo para as resolver é um correto diagnóstico da mesma. Em situações simples e habituais de fuga de água, basta prestar atenção para descobrir a fuga.

Normalmente, as fugas de água estão em válvulas ou borrachas das torneiras, que podem ser trocadas ou apertadas facilmente. Utilizar fita de teflon poderá ser-lhe útil nas vedações destas tubagens, uma vez que são uma espécie de fita cola resistente a água e vapores.

#2 Substituir torneiras e chuveiros

Se vedar ou apertar os locais das fugas de água identificados não resolve o problema, então a manutenção seguinte a realizar é substituir as torneiras (ou chuveiros).

A maior parte das torneiras são de simples instalação. Basta seguir as instruções do fabricante e montá-la passo a passo, apertando sempre bem todas as peças.

#3 Desentupimentos

Desentupir pias, alguns canos e sanitas não é muito complicado. Porém, é uma daquelas manutenções que poderá exigir um estômago mais forte. Aqui, mais uma vez, comece por diagnosticar a fonte do problema.

Tomando o exemplo de uma pia, os restos de comida, são um fator de entupimento comum. Para resolver este problema basta desenroscar o sifão, retirar todos os resíduos e lavá-lo com uma escova antes de o voltar a colocar no local certo.

#4 Aplicar vedante de silicone

O vedante de silicone é essencial para isolar superfícies, quer seja da passagem de água ou de ar. É um acabamento essencial em qualquer casa de banho e cozinha. Por exemplo, a base do seu duche é vedada com silicone para que a água do duche e a humidade criada não entrem no espaço entre a tijoleira e a base, evitando a deterioração dos materiais.

Para aplicar o vedante de silicone, só precisa de uma pistola e do vedante. Aconselhamos que comece por remover qualquer resíduo do vedante anterior ou sujidade que possa existir na zona a aplicar. Certifique-se que essa zona está seca e só depois aplique o vedante de silicone.

#5 Tapar um buraco de uma parede em placa de gesso

As manutenções em paredes de placa de gesso são bastantes práticas. Só precisa de uma espátula e da massa a aplicar. Aplique-a no buraco e depois remova os excessos. Pode utilizar uma lixa para suavizar a diferença entre a parede e a nova massa aplicada.

É claro que se a parede estiver muito danificada, aí o melhor é recorrer a um profissional.

#6 Pintar paredes

As paredes ditam em muito o aspeto de uma casa, e com o passar do tempo a sua pintura pode deteriorar-se. Ou então, você pode apenas sentir a necessidade de mudar a cor das paredes e refrescar a sua casa.

Pintar paredes é das manutenções mais fáceis a fazer. Primeiro, comece por planear tudo bem e adquirir os materiais e tintas necessárias. Verifique também se a parede tem danos e corrija-os com uma lixa e/ou uma massa apropriada. Agora só tem de proteger a área e mobília circundante da parede que quer pintar e passar a primeira mão de tinta.

Quer saber como pintar paredes como um profissional? Temos 7 truques para si neste artigo.

E quanto a manutenções elétricas?

Para além de coisas básicas como mudar lâmpadas, lidar com eletricidade já implica muito mais cuidado, pelo seu perigo inerente. Mudar alguns fios elétricos e verificar tomadas não são tarefas difíceis, mas que exigem conhecimento e o seguimento de normas de segurança adequadas. Sendo assim, optamos por deixar qualquer dica de manutenções elétricas fora deste artigo.

Publicado em DIYPartilha

Escreva e carregue Enter para procurar

Carrinho de compras
PT
PT EN